Guapimirim se reúne com Ministério para discutir a cultura local

Da Redação do CPCult

No último dia 25 de julho (Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha), a Secretaria Municipal de Cultura e o Conselho Municipal de Política Cultural se reuniram com Matheus Quintal, representante da Região Sudeste do Ministério da Cultura e com os artistas locais, para apresentarem para a comunidade as propostas de implantação do Sistema Municipal de Cultura - SIMCult e do Plano Municipal de Cultura - PMCult e possíveis parcerias com o MinC e suas vinculadas.


Dando início ao evento, o cerimonial convidou as seguintes pessoas para compor a mesa: o Presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Paulo Henrique Menezes da Silva (Mestre Paulão Kikongo), o senhor Matheus Quintal, representante do MinC; o Secretário Municipal de Cultura, Professor Luís Cláudio, Írio Lima, vice-presidente do Conselho e do Espaço Cultural Lua Bonita/Guapimirim do Amanhã e Marli de Azevedo, do Espaço Cultural Rouxinol.


Em sua fala o Secretário de Cultura fez questão de frisar que aquele era um momento histórico para a cidade de Guapimirim, tendo em vista que marcava, sobremaneira, a entrega do anti-projeto de lei que cria o Sistema Municipal de Cultura - SIMCult, o Plano Municipal de Cultura - PMCult e reestrutura o Conselho Municipal de Política Cultural - CPCult.


Fazendo uso da palavra, o presidente do Conselho, Mestre Paulão Kikongo, disse que este evento era o resultado dos esforços dos diversos trabalhadores e trabalhadoras da cultura local; do Conselho Municipal de Política Cultural e da Secretaria Municipal de Cultura que, num esforço conjunto, construíram um documento que irá mudar o patamar das políticas públicas de cultura, deixando de ser política de governo para se tornar política de estado.


Írio Lima, vice-presidente do Conselho falou que havia necessidade das culturas serem mais valorizadas em nossa cidade e convocou todos os/as artistas para juntos "ocuparem" a Secretaria de Cultura, entendendo que este é um espaço legítimo da comunidade cultural guapiense.

Logo após foi passada a palavra ao senhor Matheus Quintal, representante do MinC, que agradeceu o convite feito pela Secretaria Municipal de Cultura e pelo Conselho Municipal de Política Cultural, informando que o Ministério da Cultura tem grande interesse em fechar parcerias com a cultura local e que sentia pelo prefeito não estar presente ou mesmo ter enviado uma pessoa para representá-lo em tão importante momento. Citou que a cultura é o remédio de que a população precisa e que, ao liberar recursos para a cultura, não se está realizando gastos e sim fazendo investimentos. Como exemplo apresentou alguns dados, como a renúncia fiscal representada pela Lei Rouanet no Brasil, de 0,64% e ainda que a cultura contribui com o PIB nacional na faixa dos 2,6%.


Propôs, ainda, diversas ações em parceria com o MinC, inclusive uma rodada de negócios com o Sistema S (SESC, SENAI/FIRJAN, Sebrae, etc) para apresentação dos projetos locais para possíveis patrocinadores. Ficou combinado ainda a realização do I Seminário Regional de Cultura em parceria com o MinC na cidade de Guapimirim e ofereceu o espaço do Centro Técnico do Audiovisual para visitas guiadas com a Cultura e a Educação locais.

Aproveitando o momento, o Secretário Municipal de Cultura, Professor Luís Cláudio entregou ao senhor Matheus Quintal cópia do anti-projeto do Sistema Municipal de Cultura - SIMCult e do Plano Municipal de Cultura - CPCult e o Mestre Paulão Kikongo entregou ao representante do MinC Carta de Intenções com vistas a diversas parcerias institucionais.


Ficou acertado uma possível reunião na segunda quinzena de agosto, no município do Rio de Janeiro, para construirmos parcerias com o MinC e suas vinculadas. Após abrir o espaço para outras falas, demos por encerrado o primeiro momento deste encontro e nos dirigimos ao Espaço Cultural Lua Bonita, onde, com diversos outros (as) artistas  realizamos mais um bate-papo muito proveitoso, onde o Secretário Luís Cláudio pode apresentar o que a Secretaria de Cultura está e pretende desenvolver na cidade e ainda solicitou aos presentes que "se apropriem" do espaço da secretaria, já que esta é de todos e todas que produzem arte e cultura.

Mestre Paulão Kikongo reafirmou o seu compromisso pelo fortalecimento das culturais locais, apresentou as propostas que foram entregues ao representante do Ministério da Cultura e pediu a todos e todas que dessem um voto de confiança ao trabalho ora realizado.

Matheus Quintal fez uso da palavra e reafirmou as diversas parcerias do MinC com a cidade e disse que estava muito feliz de estar ali, onde estava sendo muito bem tratado e que levava uma ótima impressão dos compromissos que as pessoas da cidade tem com as artes e as culturas.

Estiveram presentes ao evento diversos artistas e instituições, dentre as/os quais podemos citar: Nascente Pequena, representada por seu vice-presidente, José Hermínio, Eduardo Cheppi e Adriano Ramires; Grêmio Recreativo Musical Guapiense; A Integração de Capoeira de Guapimirim representadas pelo Mestre Picapau (Associação de Capoeira Negrinhos de Sinhá VII); Professor Heitor (Associação Grupo de Capoeira Besouro); Mestre Paulão Kikongo (Associação de Capoeira Kilombarte/Rádio Capoeira/Revista Íbamò); Estação Cultural Maria da Paz; Folia de Reis Estrela do Oriente; Espaço Cultural Lua Bonita; TVerde; Escola de Samba Guapimirim do Amanhã; Amabílio Macedo (Esculturas) ; Tania Mara (Pinturas); José Hermínio (Esculturas e Gravuras); Johnny Bourne (Grafiti), dentre outros.


Participaram, ainda, os seguintes Conselheiros Municipais de Política Cultural (Titulares e Suplentes): Janaína Santana Alves da Silva; Paulo Roberto Gomes dos Santos; Edmar Oliveira Freire e  Reinaldo Luis de Almeida Ozolins.

Vale destacar a participação da equipe da Secretaria Municipal de Cultura, que contribuíram sobremaneira para que o evento ocorresse da melhor forma possível e Karen Ruel, Írio Lima e família que disponibilizaram o espaço do Lua Bonita para recepcionar as pessoas da cidade e os representantes do Ministério da Cultura. Agradecemos, ainda, a Senhora Maria das Graças Madureira, Chefe Substituta do MinC, que nos atendeu muito bem quando do agendamento desta reunião e aqui em nossa cidade.

Aproveitamos para disponibilizar, aqui a Carta de Intenções que a Secretaria Municipal de Cultura e o Conselho Municipal de Política Cultural entregou ao Ministério da Cultura.

Fotos: Mestre Picapau e Professor Heitor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guapimirim vai em busca de parcerias para as culturas locais

Comunicado Importante sobre a OSB - Orquestra Sinfônica Brasileira