Guapimirim vai em busca de parcerias para as culturas locais


Da Redação do CPCult

Ricardo Pecorari (Ancine); Mestre Paulão Kikongo (Conselho); Professor Luís Cládio (Secretaria) e Graça (MinC). Foto: Reinaldo Ozolins (TVerde)

A Secretaria Municipal de Cultura, representada pelo Secretário, Professor Luís Claudio de Oliveira e o Conselho Municipal de Política Cultural, representado pelo seu Presidente, Paulo Henrique Menezes da Silva (Mestre Paulão Kikongo) e pelo Conselheiro Reinaldo Ozolins da TVerde, se reuniram no último dia 13 de agosto com a direção da ANCINE – Agência Nacional de Cinema; da Casa de Rui Barbosa e da FUNARTE – Fundação Nacional de Arte em busca de possíveis parcerias e liberação de recursos para as artes e as culturas da cidade.

Ricardo Pecorari (Ancine); Reinaldo Ozolins (Conselho); Professor Luís Cládio (Secretaria) e Graça (MinC).
Foto: Paulo Menezes

Na Ancine
Dando início às reuniões parte da manhã e após as devidas apresentações, conversamos com o senhor Ricardo Pecorari, Secretário de Políticas de Financiamento da ANCINE, que apresentou para nós as diversas formas de fomento do setor do audiovisual nacional.


Falou, ainda, sobre os editais promovidos pela agência e as diversas formas de parcerias. Nos apresentou a legislação do audiovisual e as diversas fontes de recursos possíveis, nos estimulando a participar do atual processo seletivo que investirá R$ 90 milhões em projetos audiovisuais em parceria com estados e municípios.  

Reinaldo Ozolins, representando o audiovisual de nossa cidade fez uso da palavra e contou um pouco da TVerde e das ações promovida por ela, há mais de vinte anos em defesa das artes e das culturas locais.



O professor Luís Cláudio de Oliveira, Secretário de Cultura, bem como Mestre Paulão Kikongo, presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, reafirmaram a importância de preservação de todo o acervo digital da TVerde bem como a possibilidade de disponibilizar este acervo em museu digital, o que, segundo eles, seria fantástico. Por isso, inclusive, que estavam ali. Em busca de possíveis parcerias para transformar esta ação em realidade.

Na Casa de Rui Barbosa

Prosseguindo com a agenda prevista e articulada pela chefia da representação Regional Sudeste do Ministério da Cultura, através do senhor Matheus Quintal e senhora Graça, nos dirigimos à Casa de Rui Barbosa, no bairro de Botafogo, onde fomos recebidos por Lia Calabre, Chefe do Setor de Políticas Culturais e sua equipe. O professor Luís Claudio de Oliveira, fazendo uso da fala, se apresentou e apresentou como está estruturada, hoje, a Secretaria Municipal de Cultura e as ações por ela desenvolvidas reafirmando a importância de uma possível parceria com a Fundação Casa de Rui Barbosa.


Mestre Paulão Kikongo, amigo de longa data de Lia Calabre, se disse feliz por estar ali buscando parcerias para a melhorias da construção de políticas públicas de cultura para a cidade de Guapimirim, tendo em vista ser o Setor de Políticas Culturais da Casa de Rui Barbosa referência nacional na construção destas políticas.

O conselheiro Reinaldo Ozolins fez uso da palavra e disse acreditar numa nova construção da história cultural da cidade de Guapimirim tendo em vista as ações que neste momento estão se consolidando com as instituições vinculadas ao Ministério da Cultura.


Lia Calabre se disse contente e apresentou, juntamente com a sua equipe, um panorama do que vem sendo produzido pelo seu setor em relação as políticas culturais. Colocou a Fundação Casa de Rui Barbosa a disposição para possíveis parcerias e apresentou diversas sugestões para a construção do seminário regional que pretendemos realizar no mês de novembro de 2018. Todas as falas apontaram para a construção de ações coletivas em defesa das artes e das culturas.

Na Funarte
Marcos Souza (Funarte); Matheus Quintal (MinC); Reinaldo Veríssimo (Funarte); Reinaldo Ozolins (Conselho); Stepan Nercessian (Funarte); Professor Luís Cláudio (Secretaria de Cultura) e Xico Chaves (Funarte). Foto: Paulo Menezes

Concluída a reunião na Casa de Rui Barbosa, nos dirigimos à sede da FUNARTE, onde fomos recebidos pelo seu presidente, Stepan Nercessian; pelo diretor executivo, Reinaldo Veríssimo; pelo diretor do Centro de Artes Visuais, Francisco de Assis Chaves Bastos (Xico Chaves) e pelo diretor do Centro de Música, Marcos Souza.

O professor Luís Cláudio apresentou as ações desenvolvidas pela secretaria de cultura e que dialogam com as ações da Funarte, contou um pouco da história da cidade e se disse feliz de estar ali em um diálogo com a Fundação Nacional de Arte buscando possíveis parcerias nas áreas de teatro, dança, música, artes visuais e circo.


Mestre Paulão Kikongo, fazendo uso da palavra contou um pouco das ações que vem sendo construída pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura.

Stepan Nercessian disse que a iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura de Guapimirim e do Conselho Municipal de Política Cultural eram louváveis e colocou a Funarte à disposição para possíveis parcerias.


Marcos Souza apresentou as atividades desenvolvidas pelo Centro de Música e informou sobre os diversos documentos ligados à sua área disponíveis para download no site da Funarte. Reinaldo Ozolins, da TVerde aproveitou e falou um pouco do Grêmio Musical, que precisa ter, o mais breve possível, sua escola de música reativada e para isso solicitou apoio a Funarte.


Reinaldo Veríssimo, diretor executivo da Funarte quis saber sobre atividades de circo na cidade e falou um pouco sobre a história da Escola Nacional de Circo. Professor Luís Cláudio aproveitou este momento para dizer que existe na cidade um importante trabalho circense e que este merecia todo o nosso apoio e também da Funarte.

Xico Chaves, diretor do Centro de Artes Visuais, sugeriu que realizássemos na cidade de Guapimirim uma roda de conversas com todos os setores da Funarte com toda a sociedade guapiense. 


Após intensa conversa sobre esta proposta, ficou decidido que em novembro, em parceria com a Funarte, realizaremos um dia de conversas com os artistas e demais pessoas interessadas em discutir a construção de políticas de culturas locais.


Terminando um longo dia de articulações junto as entidades vinculadas ao Ministério da Cultura, conversamos por um breve período com o senhor Matheus Quintal e ficou acertado para a próxima segunda-feira, dia 20 de agosto, reunião no CTAV – Centro Técnico do Audiovisual, onde serão discutidas parcerias para visitas guiadas ao CTAV e possível liberação de equipamentos para a TV e rádios locais.

Ficou fechado, ainda, uma próxima agenda com a Fundação Cultural Palmares e o IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Fotos: Reinaldo Ozolins e Paulo Menezes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guapimirim se reúne com Ministério para discutir a cultura local

Comunicado Importante sobre a OSB - Orquestra Sinfônica Brasileira