Guapimirim esteve presente no debate cultural no RJ

O Conselho Municipal de Política Cultural da cidade de Guapimirim, representado pelo seu Presidente, Mestre Paulão Kikongo e pelo Conselheiro Edmar Freire, participou, no Dia Nacional da Cultura, da reunião com os deputados (a) federais Jandira Feghali (PCdoB), Alessandro Molon (PSB), Marcelo Calero (PPS)., Chico D'Angelo (PDT), Pedro Paulo (DEM) e Marcelo Freixo (PSOL) que tratou da política de cultura nacional, da fusão do MinC na próxima gestão do governo federal; da lei Rouanet e da criação da Frente parlamentar da Cultura a partir de 2019, no Congresso Nacional.

Mestre Paulão Kikongo, Deputado Federal Chico D'Angelo (PDT/RJ) e Edmar Freire
Promovida pela Associação dos Produtores de Teatro do Rio de Janeiro - APTR, a reunião contou com a presença de diversas personalidades dos meios artístico e cultural e de diversos produtores e fazedores de culturas.  

Mesa com Deputados (a) Federais e Direção da APTR
Dentre as ações acertadas na reunião está a articulação nacional para a criação da Frente Parlamentar em Defesa das Culturas a partir de fevereiro de 2019, a ida à Brasília de diversos seguimentos culturais para fazerem "pressão" junto aos seus deputados e deputadas com vistas a conseguir as assinaturas necessárias para a criação da Frente Parlamentar.

Mestre Paulão Kikongo, Deputado Federal Pedro Paulo (DEM/RJ) e Edmar Freire
Mestre Paulão Kikongo, ao fazer uso da palavra, além de denunciar o desmonte da secretaria Municipal de Cultura da cidade, se colocou a disposição junto com o Conselho e com a Rede nacional de Ação pela Capoeira e o Grupo da Nacional da Salvaguarda da Capoeira de buscar articulações em outros estados para que pudéssemos conseguir as assinaturas necessárias com o intuito de efetivamente conseguirmos criar a Frente Parlamentar em Defesa da Cultura.

Mestre Paulão Kikongo falou, ainda, da necessidade dos diversos fazedores de cultura aproximarem mais as suas ações das diversas comunidades do estado do Rio de Janeiro, com vistas ao fortalecimento da identidade racial e cultural das crianças e adolescentes de nosso estado. Que apenas fazer espetáculos em espaços muitas das vezes que estas pessoas não tem acesso não adianta. faz-se necessário, disse ele, as artes e as culturas estarem aonde o povo está.

Mestre Paulão Kikongo e Deputada Federal Jandira Feghali (PCdoB/RJ)
Ficou acertado ainda, pelos presentes, a criação de um documento conjunto em defesa das diversas culturais nacionais e articulação com vistas a conseguir melhor acesso ao Fundo Nacional de Cultura. 

Mestre Paulão Kikongo e Edmar Freire

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guapimirim vai em busca de parcerias para as culturas locais

Guapimirim se reúne com Ministério para discutir a cultura local

Comunicado Importante sobre a OSB - Orquestra Sinfônica Brasileira