Comunicado Importante sobre a OSB - Orquestra Sinfônica Brasileira

Recebemos, com tristeza, a notícia do cancelamento do concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira em tributo à Guapimirim, como culminância do Projeto Conexões Musicais, desenvolvido em parceria entre a Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira e a Secretaria Municipal de Cultura ao longo deste ano.   


O projeto envolveu professores e alunos da rede municipal de educação, e previa o concerto final ao ar livre na Praça Paulo Terra, que já havia sido adiado de junho para novembro de 2018.

Com a execução de um repertório que vai do clássico (com obras de Beethoven, Mozart, Tchaikovsky, Strauss, entre outros) ao popular – com Aquarela do Brasil, de Ari Barroso, e Garota de Ipanema, de Tom Jobim, a Orquestra integraria músicos selecionados dentre os inscritos na master class organizada entre março e abril pela OSB e Secretaria Municipal de Cultura.   

Teria ainda as apresentações da Academia AdoraSon,  projeto cultural dirigido pelo maestro Alex Almeida que incentiva a formação musical de jovens em nossa cidade, e do artista Irio Lima cuja música Cidadão Natureza fora orquestrada e ensaiada com os músicos da OSB. 

No encerramento, seria executado pela Sinfônica, em avant premier, o hino de Guapimirim.  A mídia com a gravação inédita seria entregue oficialmente ao prefeito da cidade.

Infelizmente, devido à escassez de recursos financeiros para a consecução do projeto em Guapimirim, foi realizado acordo entre a Secretaria Municipal de Cultura e os dirigentes da OSB de modo a transferir o grande concerto para a Sala Cecília Meirelles, um dos espaços mais requintados do Rio de Janeiro com 670 lugares, sob os auspícios da OSB. Coube à Prefeitura arcar com o traslado dos nossos professores, alunos, músicos e demais interessados, além do transporte dos instrumentos musicais da OSB, ao custo de até 4 mil reais.

Esse acordo foi comunicado ao Gabinete na penúltima semana de outubro.  À medida em que o secretário e parte da equipe foram informados que deixariam de responder institucionalmente pelo órgão da Cultura a partir de 31 do mesmo mês.

Os dirigentes da OSB foram então instruídos a manter a interlocução diretamente com o Gabinete do prefeito.

Lamentamos esse desfecho, mas preferimos alimentar a esperança de que em outra oportunidade o nosso mundo artístico ainda realizará o concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira em tributo à Guapimirim.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guapimirim vai em busca de parcerias para as culturas locais

Guapimirim se reúne com Ministério para discutir a cultura local