Conselheiros

PRESIDÊNCIA
Os cargos de presidente e vice-presidente, de acordo com o Regimento Interno do Conselho Municipal de Política Cultural - CPCult, são ocupados após eleição realizada entre os conselheiros e conselheiras e terão mandato de 1 (um) ano para a sociedade civil e 1 (um) ano para o governo. Na atual gestão do CPCult, foi eleita a chapa da sociedade civil composta por:

Paulo Henrique Menezes da Silva (Mestre Paulão Kikongo)
Presidente

Írio Lima
Vice-Presidente

PERFIL DOS CONSELHEIROS E CONSELHEIRAS: 



SOCIEDADE CIVIL:

Patrimônio e Memória:
Mestre Paulão Kikongo: Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedade - PPGPACS/IM/UFRRJ. Pesquisador do Grupo de Estudos Patrimônio e Cultura Afro-Brasileira - CNPq (GEPCAfro) e do LEAFRO - Laboratório de Estudos Afro-Brasileiro e Indígenas da UFRRJ. Pós-graduando em Especialização Multidisciplinar em Patrimônio, Direitos Culturais e Cidadania pelo NDH/UFG. Mestre de Capoeira. Jornalista. Contabilista. Graduado em Direito pela Universidade Cândido Mendes/RJ. Conselheiro Nacional, Estadual e Municipal de Política Cultural. Membro da Comissão de Avaliação dos Pontos e Pontões de Cultura da SCDC/MinC. Membro da Comissão de Avaliação de Projetos Culturais da Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo. 



Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos:   
Írio Lima: Na juventude, viajou por várias cidades brasileiras, levando sempre, na bagagem, o artesanato e a música. Em cada lugar por que passava, aprendia a amar mais as paisagens do nosso país. Sua música tem duas vertentes: um lado roqueiro, que ele exercitou na participação da Banda Haderiva, e outro marcadamente brasileiro, onde se sobressaem o amor às nossas raízes e a preocupação com o meio ambiente. Sua música tem gosto de Brasil e cheiro de mato, um sotaque meio caipira, meio nordestino. Podemos dizer que Írio tem os rios correndo nas veias, o verde espalhado nos olhos, a alma do povo expressa na voz. Atualmente administra junto com sua esposa Karen Ruel o Espaço Cultural Lua Bonita e a Escola de Samba Guapimirim do Amanhã. 


PODER PÚBLICO:
Meio Ambiente:

Sandra Arruda: Técnica Ambiental da Secretaria do Ambiente de Guapimirim, trabalhando atualmente no setor de educação ambiental. Com experiência de mais de 25 anos na área ambiental, já trabalhou em escolas privadas no Município do Rio de Janeiro com turismo pedagógico e educação ambiental. Atuou como técnica ambiental em construção civil, área industrial, área de petróleo e gás natural (RJ, MG e SP). Sua segunda (e não menos importante) profissão é Guia de Turismo Regional e Nacional, sendo especialista em Atrativos Naturais (guia ecológico). Suas paixões são os animais e a botânica. Adora assuntos ligados a comunidades tradicionais e a leitura é seu hobby. Graduanda em Licenciatura em Geografia.



Educação:
Edmar Oliveira Freire: Bacharel em Serviço Social, pela Unigranrio e Pedagogo Bilíngue (LIBRAS/Português), formado pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos. Membro da Associação Nacional de Gerontologia - Seção RJ. Ex-presidente do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa de Queimados e atualmente é presidente do Conselho do Idoso no município de Guapimirim, cidade onde também atua como único Assistente Social da Secretaria Municipal de Educação. Atua como Assistente Social Voluntário na Fazenda da Esperança de Guapimirim, instituição que atende mulheres dependentes químicas e também presta serviços voluntários junto aos guapienses realizando oficinas de pipas e de LIBRAS.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guapimirim vai em busca de parcerias para as culturas locais

Guapimirim se reúne com Ministério para discutir a cultura local

Comunicado Importante sobre a OSB - Orquestra Sinfônica Brasileira